O Dia em que Israel falou Argo Fuck Yourself antes do Ben Affleck

Compartilhe este artigo!

Na Palestina um caça Beaufighter convertido em bombardeiro se alinhou para lançar uma bomba de 250Kg em um forte egípcio na vila árabe de Ishdud. Tanto o avião quanto o forte haviam sido construídos pelos ingleses, mas o piloto era Israelense, e Londres não estava nada feliz com a presença do avião ali.

Era a guerra Árabe-Israelense de 1948, reação contra a declaração de independência de Israel, e o momento mais desesperado da história do nascente pais. A situação não estava favorável, um embargo internacional, baseado na realpolitik de que as pessoas gostam mais de petróleo do que de judeus bloqueou todas as vendas de armamentos, e Israel ficou sem ter como se defender.

Não que isso não fosse esperado, e assim como Cilônios, Israel tinha um plano. recolhendo peças de caças Spitfire egípcios derrubados, juntando com sobressalentes abandonados pelos ingleses, construíram o primeiro Spitfire israelense. Mais tarde compraram vários caças usados da Checoslováquia, mas embargo de trânsito impediram que fossem transportados de navio. O jeito foi adaptar tanques de combustível extras, remover tudo de desnecessário dos aviões, incluindo tanque de oxigênio e rádios e fazer uma viagem perigosíssima. Foi a Operação VELVETTA Ifonte.

O Beaufighter entretanto chegou a Israel por vias bem mais tortuosas e criativas, a mando de Ben Gurion e por execução de Emanuel Tzur, esse sujeito aqui:

 

Ele teve uma idéia, daquelas malucas ousadas e que ninguém em sã consciência levaria a sério, mas valia a tentativa. Já que Israel não podia comprar aviões de combate, o jeito era malocar alguns, e se isso violava o Sétimo Mandamento, bem Jeová inventou o Yom Kippur pra essas situações.

Emanuel descobriu que havia um departamento da Força Aérea Real que lidava com solicitações da mídia, então ele montou uma empresa cinematográfica falsa, a Air Pilot Filme Company, com direito a equipe completa, com diretor, câmera, técnicos de produção e 40 figurantes. O projeto foi apresentado como uma produção para destacar os feitos dos pilotos neozelandeses durante a Segunda Guerra, e para isso precisariam arrendar vários caças Beaufighter e De Havilland Mosquitos.

Papelada preenchida, dinheiro no banco, pilotos da produção devidamente certificados (eram todos veteranos e voluntários) foi apresentado o plano de vôo: Os aviões decolariam de Oxford em direção a Ekron, na Escócia, que teria as paisagens mais parecidas com a Nova Zelândia.

Tudo sob o olho vigilante de Terence Farnfield, o agente israelense que havia sido a cara da operação e negociado tudo com os britânicos.

A fachada era completa, havia até atores e um script, seguido à risca quando a mocinha se despediu do herói com um longo beijo, ele correu para seu avião e decolou, junto com 4 outros Beaufighters. Segundo relatosfonte os ingleses presentes chegaram a chorar de emoção com a cena, as memórias da guerra ainda fortes na lembrança.

A RAF só desconfiou quando os aviões decolaram e ao invés de seguir para o Norte, foram para o Leste, mas quando alguém se tocou de perguntar a Farnfield que diabos estava acontecendo, ele já havia se mandado. 

O caso rapidamente foi parar nos jornais, com direito a zoeira dos cartunistas…

Os aviões reabasteceram na Itália, pernoitaram na Iugoslávia e de lá foram pra Israel. Emanuel Tzur também conseguiu um fornecedor para vender os armamentos que haviam sido retirados dos aviões, e seguiam no fundo de um avião de carga, para o mesmo destino.

A RAF ficou puta, o Governo Inglês como um todo ficou com cara de trouxa, e Terence Farnfield e Emanuel Tzur foram para a lista de procurados da Scotland Yard, motivo pelo qual acharam melhor permanecer na França.

Essa não foi nem a única missão de Tzur, que em um período de 4 meses conseguiu 18 aviões para a Força Aérea Israelense, que resistiu ao avanço conjunto das forças árabes, venceu a Guerra Árabe-Israelense de 1948 e com isso garantiu a própria existência do país.

 

Hoje Israel adquire aviões através de meios convencionais, desenvolve a própria tecnologia e não vive mais à beira da aniquilação como nos Anos 50, o que é bom, mas por outro lado significa que não teremos mais histórias românticas e mirabolantes, nem figuras complexas e hansolescas como Emanuel Tzur, corsário, contrabandista, agente secreto, herói e ladrão. Não necessariamente nessa ordem.

Para saber mais:

An Operation Ouf Of The Movies



Compartilhe este artigo!