A menina que desafiou o touro e acabou com as ilusões da militância

Compartilhe este artigo!

No dia 7 de Março de 2017 Wall Street amanheceu com uma nova moradora. Em frente à clássica estátua do touro, a Charging Bull, que parece estar lá desde sempre mas foi inaugurada em 1989. Ele representa agressividade e prosperidade, características positivas para o mercado financeiro.

Em meio a uma série de polêmicas envolvendo Donald Trump e seu tratamento menos que estelar dado a mulheres, surgiu a estátua da Menina Destemida. Uma garotinha, de bronze com 1m30cm encarando o gigantesco touro de Wall Street. O pessoal anticapitalista deu gritinhos de alegria, era um protesto lindo e forte.

Uma garotinha desafiando a fúria corporativa de Wall Street, uma mensagem forte e direta, simbolismo de primeira que reavivou a esperança de todo mundo que ficou chupando dedo achando que o Occupy Wall Street ia resolver alguma coisa.

E estátua se tornou imensamente popular, rivalizando com o Charging Bull, procurada por turistas do mundo todo. Espero que não emulem com a garotinha a tradição de alisar o saco do touro em busca de boa sorte.

Meninas se inspiram na estátua, mulheres têm sua força de vontade renovada com a visão da Menina Destemida. Um jornaleiro da CNN se empolgou tanto que transformou em notícia o fato da estátua permanecer em seu posto durante uma nevasca:

Duvido que estátuas de pirocos opressores cis-heteros tenham a mesma atitude!

A origem da estátua permaneceu um mistério por um bom tempo. Muita gente achou que fosse coisa do Banksy, uma intervenção artística de guerrilha de algum grupo anarquista, talvez o f.Society do Mr Robot. Será obra de algum coletivo feminista?

A maioria das pessoas não prestou atenção na placa aos pés da estátua, e menos gente ainda leu as letras miúdas:

“Conheça o poder de mulheres na liderança. ELA faz diferença”

Bonito, inspirador mas… esse SHE em destaque? E ali embaixo em letras miúdas? State Street Global Advisors? Não me parece o nome de coletivos feministas de respeito, como o Putinhas Aborteiras.

Isso mesmo queridas militantes, vocês bateram palmas escreveram textões de apoio soltaram CHUPA WALL STREET para uma estátua instalada pelo SSGA, uma corretora que gerencia US$2,4 TRILHÕES em investimentos.

Quem é SHE, a ELA que faz a diferença? É um fundo de investimentos da SSGA que agrega empresas com mulheres em posições de liderança. Estavam em baixa no NASDAQ nos últimos dias. Ah sim, das 28 posições na diretoria da SSGA só 5 são ocupadas por mulheres. Nada de dogfooding aqui, manas.

Ou seja: O grande protesto anticapitalista que emocionou milhões nas interwebs não passa de uma propaganda de um fundo de investimento capitalizando em cima de um tema que está na moda. E piora. A estátua deveria ficar uma semana, mas ela se tornou popular entre todo mundo que frequenta o lugar. Começaram a surgir petições e depois de uma extensão de um mês, a estátua ficará pelo menos um ano no lugar.

Contra ela temos pouquíssima gente. Militantes que acharam ofensivo a SSGA usar a causa feminista para vender seu peixe e algumas executivas que não ligam para  a menina, achavam que o bom e velho touro já era inspirador o suficiente.

A mais importante pessoa contra a menina é… o pai do touro. Arturo Di Modica deu uma coletiva de imprensa chorando pitangas dizendo que “a garotinha está atacando o touro“, que subverteram a mensagem dele, que estão usando sua obra como propaganda…

Arturo quer que a garotinha seja removida, e está ameaçando protestar chiar remover o touro e tudo. No final a briga chega a ser injusta afinal de contas uma menina quem não tem medo de um touro raivoso vai tremer diante de um bezerro desmamado?



Compartilhe este artigo!