Site de jornal serve pra forrar a gaiola do Twitter?

Compartilhe este artigo!

Eu comentei sobre a Síndrome do Peixe, onde o conteúdo se torna efêmero em tempos diferentes, de acordo com a mídia. Um livro de tecnologia por exemplo tem uma vida muito curta, já um livro de contos de fadas dura séculos. Só que existe uma diferença entre o conteúdo ser efêmero e perder a utilidade. As notícias da edição de ontem não interessam mais para quem compra o jornal de hoje, mas não quer dizer que devam ser eliminadas da face da Terra.

O jornal físico tem o problema de amarelar, ocupar espaço, ser difícil de manusear. Por isso ele raramente é arquivado em sua forma original. No máximo é microfilmado ou escaneado. Mas a versão eletrônica não traz essas limitações. Pelo contrário, podem fornecer muito, muito conteúdo, de forma ágil.

Ter um histórico de matérias publicadas é essencial para as próprias matérias futuras, pois se faz mais referência interna (o que é bom) e coleta-se mais dados para o novo texto.

Os blogs carecem de um bom sistema de arquivos. Na parte de busca, nós apelamos, usamos o Google. Por outro lado nenhum de nós tem a enormidade de conteúdo de um grande jornal.

Espera-se que a Imprensa dê o exemplo, aproveitando a oportunidade de disponibilizar toneladas de conteúdo a um custo muito baixo. Mas não é o que acontece.

Os jornais online valorizam muito a edição atual, mas fazem muito pouco para dar acesso ao arquivo.

Quando há uma busca com resultados decentes, como a Folha de S. Paulo, o resultado é apresentado da forma mais seca, mais Web 0.1 pre-alfa possível. HELLO, MCFLY, estamos no século XXI, onde está a multimídia, onde estão os resultados agregados, onde está a busca contextual verdadeira?

ScreenShot006

Vejam só. O resultado, com um link, trecho do texto e repetição da URL. Pra quê? Ainda por cima colocam dois blocos de anúncios no alto da página, atrapalhando o texto. Que tipo de mercenário faz uma coisa dessas?

Não há opção de filtros avançados, opção de refinar a busca, uma nuvem de tags, nada. A "Busca Detalhada" se resume a delimitar por editoria e cronologicamente. Como se a gente soubesse exatamente QUANDO saiu a notícia que não sabe ainda se foi sequer publicada.

O campo de busca aceita modificadores, como "-" para trazer conteúdo que não tenha determinada palavra. Como descobri? Testando. Não existe descrito em lugar nenhum.

O Globo então é sofrível.

ScreenShot007

Eles pagam por byte? Por que diabos limitar o tamanho dos títulos nas respostas? E DUAS linhas de resumo?

O detalhamento da busca também se limita a escolher editoria e data.

A busca do Globo é assinada pelo Yahoo, o que torna bem mais fácil de entender como eles estão perdendo terreno direto pro Google e sendo comprados pela Microsoft por duas mariolas e um saco de pitombas.

Notem que eu procurei por "encontrado padre", pois precisava de uma matéria sobre o Padre Voador para referenciar em um post que estou escrevendo. E o Globo me retorna… Padre é preso por suspeita de pedofilia em Minas, DO FUCKING DIA 16 DE FUCKING MAIO. A busca do Yahoo não tem inteligência NENHUMA, a da folha foi muito mais eficiente, mesmo com sua pobreza de apresentação de resultados.

Se eu fizesse questão (na verdade faço, sou bairrista) de publicar um link do Globo, eu ficaria chupando dedo. O site foi incapaz de responder uma questão absolutamente simples. É um sistema de busca defeituoso, ineficiente e que enterra o conteúdo do jornal, tornando-o inacessível ao leitor.

Ah, mimimi Cardoso só sabe reclamar da Imprensa (apesar de eu ter dito que a busca da Folha é feia mas funciona) bla bla bla mimimimi. A turma do "ah coitado" vai provavelmente dizer "vai que o Globo não publicou nada sobre o Padre, ou não usou esses termos".

OK, vamos perguntar a quem sabe:

ScreenShot008

Notaram os dois primeiros resultados?

Dr Roberto, por favor, baixe (ou suba, segundo as más-línguas) nos sonhos de quem é responsável pelo site do seu jornal, mande-os chutar aquele lixo de busca do Yahoo e inserir a do Google. É di grátis, ou no mínimo fazem um precinho camarada pro senhor. Aliás, mande pagarem o que pedirem.

Afinal todos os estudos dizem que a imprensa tradicional vem perdendo leitores, mas eu nunca pensei que fosse porque alguém escondeu o jornal.



Compartilhe este artigo!